Rotary em Minha Vida (5)

Posso ainda me lembrar de fatos interessantes enquanto rotariano em Cascavel em próximas lembranças, mas uma das mais importantes foi a criação do segundo clube, o Cascavel Harmonia, do qual já revelei, quando o meu clube, padrinho, chegava aos 23 ou 25 anos! Depois que saí de Cascavel, a onda de expansão continuou, com os clubes União, Integração e outros mais.

Nunca em meus quase 40 anos de Rotary almejei algum cargo e ser o presidente do Cascavel foi uma bondade dos demais companheiros. Honra para mim ser o líder dos líderes profissionais da cidade. Ao retornar a Curitiba, na gestão do governador Mário Pilotto, esperava entrar num clube menor mas ele não queria isso, apadrinhou-me no RC Curitiba, o mais antigo e um dos 10 pioneiros do Brasil, na época com mais de 100 membros.

Logo me deram a função de diretor do boletim e organizador do Guia Anual do clube. O curioso é que esse boletim era de quatro páginas e editado e distribuído nas mesas a cada semana, a cada reunião. Fiz esses boletins por mais de quinze anos, os guias também. Mesmo trabalhando fora na semana e não podendo comparecer às reuniões, com ajuda da eficiente e educadíssima secretária Rosi Chodur, elaborava os boletins e enviava por e-mail (na década de 1990), em PDF, e ela levava a uma copiadora para cumprirmos a tarefa.

Nosso clube tinha reuniões, primeiro no Grande Hotel Moderno, depois na sede do Bamerindus no Centro Cívico, por gentileza do rotariano Avelino Vieira, que era do RC Curitiba Oeste, em seguida na sede da FUR, Fundação da Unidade Rotária, no Ahu, mais tarde no Círculo Militar do Paraná, onde fui admitido, e por último no Palácio Garibaldi, até há poucos anos. Nesses últimos anos, reuniu-se num restaurante, o Fredericos, no Shopping Pátio Batel, a contragosto de muitos associados, passando a ter seus encontros no Hotel Rayon até atuais dias.

(Talvez a ordem desses locais de reuniões esteja incorreta, mas vou pesquisar isso com meus companheiros mais antigos, como José Manoel Macedo Caron, Comandante Caron e Dinarte José Giraldi).

Responda