Só Temos Santos no Brasil!

Se você tem mais de vinte anos e menos de cem, já percebeu com dor n´alma que nosso Brasil só tem santos, pessoas que ficaram ricas, desviaram, mandaram dinheiro ao exterior, compraram mansões, carrões e super iates. Foram denunciadas e presas, negando tudo, tendo advogados caríssimos e batem o pé, mesmo com tornozeleiras, dizendo-se inocentes e perseguidos por juízes e procuradores!

No início da abertura política, ali em março de 1985, até um ministro da justiça, de nome Ibrahim Abi Ackel, foi envolvido num caso de contrabando de pedras preciosas e as acusações e defesas criaram quase uma novela da Globo. Virou deputado federal para ficar com imunidade e ele dizia ter sido enganado por seu filho Paulinho, com escritório de advocacia especializado em documentos de extradições, etc e tal. Um cliente do filho culpou o pai quando flagrado com uma carga de turmalinas e outras pedras num aeroporto. Nada aconteceu com esse santo, com a Folha de SP, ah, sempre a Folha! – noticiando que Ackel é inocente na questão.

Um famoso político, Ademar de Barros, foi governador de São Paulo em 1947 eleito com apoio de comunistas, prefeito da capital em 1957 e de novo governador em 1962, cassado pelo movimento militar de 1964 mesmo tendo participado do mesmo sob alegação de ser corrupto. Passou a residir em Paris, onde faleceu em 1969. Sua maior fama era de um grande santo para o povo, com o lema ´rouba mas faz`. Aliás, esse mesmo lema foi usado por outro famoso paulista, o conhecido Paulo Malluf, que se escondeu sob o manto de mandatos parlamentares para fugir de punição, que só ocorreu há meses, mas em ´prisão domiciliar´ por problemas de saúde. Ambos, sempre santos.

Há outros conhecidíssimos santos ´refugiados´ em celas de Curitiba e várias outras Capitais, com despesas descomunais. Juram serem inocentes, nunca tiveram sítios, fazendas, diamantes e depósitos vultuosos no exterior, nada fizeram, não foram mandantes de assassinatos e rapinagens mas a Justiça, lentamente, vai descobrindo contas e mais contas em seus nomes e de seus laranjas em sua maioria artistas de TV e devolvendo aos cofres públicos ou às empresas estatais e mistas que quebraram. Até um senador, Acyr Gurgacz, foi preso dias atrás por corrupção em seu Estado, mas toma café de manhã e vai ao trabalho, no seu gabinete no Senador, retornando às 22 horas em sua mansão, a prisão domiciliar. Ah, sim, legislando naturalmente, em nome do povo, sem ter perdido o cargo e direitos civis! Esse santo ganha de todos!

Esses recentes santos têm tanta força, mesmo nas celas, ou em casa com tornozeleiras, e fazem a justiça brasileira permitir que condenados em segunda e até terceiras instâncias permaneçam comandando os bastidores da nação, a mídia mais expressiva e a maioria dos políticos distribuídos no Congresso. Criam fakes contra pessoas honestas que querem corrigir os desmandos e seus crimes. Contratam os mais caros advogados para seus processos e usam até ministros do Supremo, maioria de sua nomeação, a integrarem sua ´base de defesa´.

E toda a população tem a cada dois ou quatro anos uma cenoura a ser degustada, numa miragem eleitoral de representatividade logo apagada com a proteção de todos os nossos santos enlameados na corrupção. Com o povo pagando tudo isso, de joelhos, e rezando por dias melhores. Esses santos não são de pau oco, não…

Responda