Quando você chega num lugar e o atendente o vê dizendo ´só um minutinho´, o tempo desse minutinho pode ser mais do que ele, concorda? São cacoetes perdoáveis no relacionamento mas merecem alguma observação. Uma delas seria que a pessoa se mostra delicada, educada e que se preocupa com o seu negócio.
Você já observou que muitas pessoas, falantes na verdade, quando são perguntadas e recebem a palavra para dar uma resposta, iniciam com um ´então´, e daí prosseguem. Comentei com alguns conhecidos sobre isso e a maioria considera que é um cacoete sim, mas demonstra que o respondedor está alinhavando seu retorno ao questionamento.
´Antes Tarde do que Nunca´ é também uma colocação costumeira para descobrir, ou registrar, um alívio porque demos um passo agora talvez corrigindo algo não feito ou feito erradamente no passado. O problema é saber se este tarde foi curto ou longo, mas merece uma pequena raciocinada. Sem qualquer compromisso, claro.
Já discorri sobre a frase de ´nada como um dia atrás do outro e uma longa noite no meio!´ e penso que podemos incluir aqui num rápido toque. Ela se refere a problemas que às vezes temos com difícil solução naquela hora, naquele momento. Eu a usei por muitas oportunidades. Ao invés de ficar matutando como sair do impasse, como vislumbrar alguma luz no fim do túnel, você deve esquecer o tema e vai dormir. Na maioria das manhãs, cabeça aberta e descansada, você vai enfrentar o problema e, como que num toque de mágica, consegue solucionar.
Quando alguém quer apressar as coisas, principalmente não entendendo a tecnologia, como ocorre com pessoas de vetustas idades na atualidade, criei uma frase estes dias e alegrei, ou provoquei algum riso, no colega de comunicação e governador 96-97 do Distrito 4640, Valdir Pagnoncelli: ´calma, meu caro, pois nós estamos hoje em dia varrendo a poeira nos caminhos´. Em outras situações também isso ocorre, na falta de respeito aos mais velhos, aos mais experientes que, por estarem nas idades avançadas, merecem no mínimo compreensão. Afinal, estamos varrendo nossos caminho, ué.