Logo depois de definida minha eleição como governador, em março de 1995, no final da gestão do governador Fernando Caldas, por voto encaminhado por cada clube, por cédula, começamos a preparar a gestão, montando a equipe e projetando metas e planos. O primeiro passo era definir como seria a nossa Conferência, prevista para o segundo semestre da gestão, em 1997.
A equipe inicial era formada pelo Arthur Faintych, Otoniel Santos e pelos aconselhadores-mór Mário Pilotto e Sérgio Levy, além do secretário distrital Dinarte Giraldi e o tesoureiro José Rendak. As últimas conferências em sua maioria ocorreram em Curitiba e a do Fernando em Paranaguá. Pensamos fazer a nossa fora de Curitiba e fora do Distrito. A ideia de Levy era para ser em Camboriú, logo descartada por ser muito perto. Pensou-se na Pousada do Rio Quente, em Goiás, um lugar paradisíaco e interessante. Mas venceu o plano de realizá-la em Foz do Iguaçu.
Fazendo os contatos com Valdir Pagnoncelli, do 4640, combinamos ampliar a conexão com o distrito 4840, que cobria o Norte e Noroeste da Argentina e todo o Paraguai. Seria uma Tri-Conferência, de certa forma inédita naqueles tempos em Rotary. Combinamos um encontro entre os três governadores, eu, Valdir e o Júlio Argentino Martin. E fizemos os nossos planos, num hotel em Puerto Iguassu, na Argentina. Carlito Villalba era o governador argentino daquela cidade e nos atendeu com a maior alegria. Terminada nossa reunião, no hotel, telefonamos para o então diretor José Alfredo Pretoni, que estava reunido em Chicago com o presidente eleito Luís Vicente Giay. Fizemos uma carta proposta, enviando-a por fax, pedindo autorização, e logo algumas horas depois recebemos um telefonema de Pretoni que nos disse assim: `conversei agora mesmo com o presidente Giay e ele me disse que se vocês convidarem mais dois distritos, um que abrange o Uruguai e Argentina, e um mais do Brasil, o representante do presidente será ele mesmo, em pessoa!`.
E assim foi criada a Penta Distrital de Rotary, chamada de Conferência Rotária do Mercosul. Começamos, vinte meses antes de assumirmos, a preparação do maior evento já feito em Rotary no mundo, segundo as próprias palavras do nosso Presidente Giay. Contatamos os governadores dos Distritos 4960 (Uruguai e Argentina) e o 4740, de Santa Catarina, cujos governadores eram Juan Carlos Arrieta Gonzales e Ary Carneiro Júnior, que toparam na hora.
Viagens e mais viagens, preparações mil, encontros preliminares, cada um com seu coordenador (lembro que o nosso foi Fernando Caldas, com sua inigualável visão e paciência na organização) e a conferência foi sendo alinhavada,
Deixo de relatar as curiosas facetas registradas durante os preparativos para alcançarmos o nosso sonho e concluo que a Penta Distrital foi um tremendo sucesso, com mais de três rotarianos presentes e dois mil jovens que tiveram nos mesmos dias um Programa Internacional das Novas Gerações naquela cidade. Nós, no Rafain Hotel e eles no Bourbon.
E o momento inesquecível que revelo hoje foi no encerramento do evento: na mesa principal, com o presidente Giay, os cinco governadores bateram o sino, sob a ovação dos mnilhares presentes. Essa foto foi publicada no ´The Rotarian´ e no então Brasil Rotário, num artigo elaborado pelo diretor Pretoni sob o título ´A Vitória sobre o ego´, justificando que cinco rotarianos, governadores da época, abriram mão de si para comemorarem em harmonia e entusiasmo, de modo unido, a sua liderança, como um exemplo ao mundo.
Meu momento inesquecível em Rotary
Criado por Miecislau Surek em 21 jul, 2021 em Lembranças, Servir