Meu momento inesquecível em Rotary

Logo depois de definida minha eleição como governador, em março de 1995, no final da gestão do governador Fernando Caldas, por voto encaminhado por cada clube, por cédula, começamos a preparar a gestão, montando a equipe e projetando metas e planos. O primeiro passo era definir como seria a nossa Conferência, prevista para o segundo semestre da gestão, em 1997.
A equipe inicial era formada pelo Arthur Faintych, Otoniel Santos e pelos aconselhadores-mór Mário Pilotto e Sérgio Levy, além do secretário distrital Dinarte Giraldi e o tesoureiro José Rendak. As últimas conferências em sua maioria ocorreram em Curitiba e a do Fernando em Paranaguá. Pensamos fazer a nossa fora de Curitiba e fora do Distrito. A ideia de Levy era para ser em Camboriú, logo descartada por ser muito perto. Pensou-se na Pousada do Rio Quente, em Goiás, um lugar paradisíaco e interessante. Mas venceu o plano de realizá-la em Foz do Iguaçu.
Fazendo os contatos com Valdir Pagnoncelli, do 4640, combinamos ampliar a conexão com o distrito 4840, que cobria o Norte e Noroeste da Argentina e todo o Paraguai. Seria uma Tri-Conferência, de certa forma inédita naqueles tempos em Rotary. Combinamos um encontro entre os três governadores, eu, Valdir e o Júlio Argentino Martin. E fizemos os nossos planos, num hotel em Puerto Iguassu, na Argentina. Carlito Villalba era o governador argentino daquela cidade e nos atendeu com a maior alegria. Terminada nossa reunião, no hotel, telefonamos para o então diretor José Alfredo Pretoni, que estava reunido em Chicago com o presidente eleito Luís Vicente Giay. Fizemos uma carta proposta, enviando-a por fax, pedindo autorização, e logo algumas horas depois recebemos um telefonema de Pretoni que nos disse assim: `conversei agora mesmo com o presidente Giay e ele me disse que se vocês convidarem mais dois distritos, um que abrange o Uruguai e Argentina, e um mais do Brasil, o representante do presidente será ele mesmo, em pessoa!`.
E assim foi criada a Penta Distrital de Rotary, chamada de Conferência Rotária do Mercosul. Começamos, vinte meses antes de assumirmos, a preparação do maior evento já feito em Rotary no mundo, segundo as próprias palavras do nosso Presidente Giay. Contatamos os governadores dos Distritos 4960 (Uruguai e Argentina) e o 4740, de Santa Catarina, cujos governadores eram Juan Carlos Arrieta Gonzales e Ary Carneiro Júnior, que toparam na hora.
Viagens e mais viagens, preparações mil, encontros preliminares, cada um com seu coordenador (lembro que o nosso foi Fernando Caldas, com sua inigualável visão e paciência na organização) e a conferência foi sendo alinhavada,
Deixo de relatar as curiosas facetas registradas durante os preparativos para alcançarmos o nosso sonho e concluo que a Penta Distrital foi um tremendo sucesso, com mais de três rotarianos presentes e dois mil jovens que tiveram nos mesmos dias um Programa Internacional das Novas Gerações naquela cidade. Nós, no Rafain Hotel e eles no Bourbon.
E o momento inesquecível que revelo hoje foi no encerramento do evento: na mesa principal, com o presidente Giay, os cinco governadores bateram o sino, sob a ovação dos mnilhares presentes. Essa foto foi publicada no ´The Rotarian´ e no então Brasil Rotário, num artigo elaborado pelo diretor Pretoni sob o título ´A Vitória sobre o ego´, justificando que cinco rotarianos, governadores da época, abriram mão de si para comemorarem em harmonia e entusiasmo, de modo unido, a sua liderança, como um exemplo ao mundo.

Responda